Apresentado por Thiago Regal, presidente do PMIRS, o evento foi bem elaborado e contou com uma boa participação de pessoas.
Confira uma breve resenha sobre mais esse evento do PMIRS.
Gerando benefícios e atendendo restrições: Como obter sucesso de verdade em projetos - Com Thiago Regal
Antes de mais nada é vital entender o que poderia ser entendido como sucesso em projetos. De forma mais conceituada, o gerenciamento de projetos tem a tripla restrição (custo, escopo e tempo) como três pontos principais (quatro se acrescentar qualidade) para compreender se um projeto realmente teve sucesso.
Porém, olhar para a tripla restrição como única forma de medir sucesso não serve mais como verdade absoluta, pois isso pode variar muito de organização para organização.
Segundo o Pulse of the Profession do PMI, apenas 64% dos projetos podem ser considerados projetos que tiveram sucesso.
Mas antes de mais nada, para pensar o que pode ser considerado sucesso em projetos, devemos olhar para dentro da organização e identificar quais são seus objetivos. Diferentes organizações terão diferentes formas de olhar para o sucesso, variando conforme seus objetivos.
Para entender mais profundamente quais são esses objetivos que a organização enxerga como principais para mapear o sucesso ou insucesso de suas atividades, é necessário olhar profundamente para a estratégia da organização, pois é através da estratégia que se enxergam os objetivos (objetivos estratégicos).
Quando temos esse conhecimento sobre a estratégia e os objetivos da organização, começamos a entender os benefícios que o resultado de um projeto pode trazer para a organização, e finalmente entender se o resultado que esses projetos estão trazendo geram os benefícios que a organização espera para sua estratégia principal.
Embora o gerente de projetos tenha diversas responsabilidades para o projeto e existam outras funções importantes, como o gerente de programas e portfólio, é fundamental entender que objetivos estratégicos são fundamentais para todos. Portanto, é interessante que o mindset de todos estejam alinhados com a estratégia de forma geral.
Assim, olhando para a geração de valor alinhado à estratégia da empresa, podemos adicionar a importância de pensar nos benefícios dos projetos para a organização, trazendo perguntas importantes à tona.
É o conjunto de benefícios e restrições que nos ajudará a entender o que pode ser considerado sucesso dentro de um projeto.
Principalmente lembrando que um projeto precisa resolver um problema. Para isso, cada vez mais os projetos e as equipes de projetos devem trabalhar orientadas a benefícios.
A mudança de mindset sugerido é, ao invés de sermos somente orientados à restrições, começarmos a ser orientados ao sucesso.
Outro ponto tão importante é manter alinhado o gerenciamento de projetos junto à análise de negócios, para que o projeto realmente possa oferecer benefícios para o cliente alinhados ao que ele precisa.
O ponto principal trazido por Thiago Regal nesta palestra é a mudança de paradigmas e de mindset que devemos buscar entender e aplicar no gerenciamento de projetos.
Com isso, transformaremos a forma enrijecida de pensar no sucesso apenas por uma ótica, e passar, a partir de agora, a olhar e “entender o todo” ao redor dos projetos, ou seja, todas as partes que buscam colher benefícios desses projetos considerados de sucesso e como ele gera esse sucesso para as organizações.
William MellerFundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.Conheça e se integre com meu projeto, o Portal Sucesso Jovem - Clique aqui
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
0 comentários:
Postar um comentário